quinta-feira, 26 de março de 2009

É INTERESSANTE SABER:



Os fósseis são uma importante ferramenta para os geólogos e biólogos. Através do estudo dos fósseis os geólogos são capazes de identificar o paleoambiente gerador das rochas sedimentares bem como sua idade relativa, o movimento dos continentes, a variação do clima da Terra etc. A indústria do petróleo, em todo o mundo, utiliza-se também das informações oferecidas pelos fósseis para encontrar óleo, gás natural, etc.
Por outro lado, os biólogos, que procuram entender como surgiu a grande diversidade de organismos, utilizam os fósseis nos seus estudos evolutivos. O entendimento dos processos que controlaram a evolução e dispersão dos organismos por toda Terra são úteis para a compreensão de temas como o surgimento da vida, surgimento de novas espécies, crises biológicas etc.


* Deixe seu comentário acerca do assunto abordado, é interessante a postagem de links que correlacionam a importância desse estudo , para que possamos ampliar o conhecimento.Desde já agradecemos!!!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. os oceanos constituem o ambiente mais favorável para a preservação dos fósseis,visto que,no ambiente terrestre o esqueleto sofre a ação das bactérias e das intemperies e,assim sendo é destruido mais facilmente.Nos oceanos,os ossos são protegidos por camadas de sedimentos,como a areia e lama,que se solidificam e desta forma o esqueleto fica protegido dos fatores ambientais.Quando são recobertos por sedimentos,os ossos podem sofrer modificações químicas.pois ocorre a infiltração de sais minerais,que preenchem os espaços,ou as vezes é substituido por um mineral duro e fica petrificado.

    ResponderExcluir